Doutor Joaquim Balcinhas Pinéu

Doutor Joaquim Balcinhas Pinéu

Nasceu em Juromenha, distrito de Évora, 29/06/1947.

Completou o 3o ciclo liceal no Liceu Nacional de Oeiras, após frequência do Colégio Elvense, Elvas (1o ciclo) e Liceu Nacional de Portalegre (2o ciclo), e licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.

Após cumprido o Internato Geral no Hospital de Santa Maria, Lisboa, e na Maternidade Dr Alfredo da Costa, no tempo relativo a Obstetrícia, o seu curso foi o primeiro a participar no recém-criado Serviço Médico à Periferia, integrado num grupo de colegas colocados no concelho de Loulé. Nesse período, ficou encarregado da assistência médica à população de Boliqueime, bem como actividade idêntica no Posto de Paderne. Completado com aprovação esse período, fez exame e foi aprovado para entrada no Internato da Especialidade de Cirurgia Geral, que completou em 1980, sendo aprovado no exame final perante o Ministério da Saúde.

Após cumprido o Internato Geral no Hospital de Santa Maria, Lisboa, e na Maternidade Dr Alfredo da Costa, no tempo relativo a Obstetrícia, o seu curso foi o primeiro a participar no recém-criado Serviço Médico à Periferia, integrado num grupo de colegas colocados no concelho de Loulé. Nesse período, ficou encarregado da assistência médica à população de Boliqueime, bem como actividade idêntica no Posto de Paderne. Completado com aprovação esse período, fez exame e foi aprovado para entrada no Internato da Especialidade de Cirurgia Geral, que completou em 1980, sendo aprovado no exame final perante o Ministério da Saúde. Cumpriu o serviço militar obrigatório entre Março de 1981 e Agosto de 1982, passando à disponibilidade como alferes miliciano médico.

Neste período, após recruta, foi colocado no Hospital Militar Regional no 4, onde foi responsável pela direcção do Serviço de Cirurgia e pela assistência nesta especializada ao pessoal da Região Militar do Sul. Acabada a prestação do serviço militar, entrou, por concurso, para o Hospital Prisional de S. João de Deus, em Caxias. Neste hospital participou na assistência cirúrgica aos reclusos em Portugal. Fez exame e foi aprovado como Assistente Graduado da sua especialidade. Foi encarregado da direcção do Serviço de Cirurgia, e, depois, da Direcção Clínica do Hospital. Foi ainda encarregado, por despacho do Director Geral dos Serviços Prisionais, da Coordenação dos Serviços Clínicos do país.

Desempenhou o cargo de Director de Serviços de Saúde da DGSP. entre Junho de 2001 e Agosto 2002. Voltou ao HPSJD em Agosto de 2002,e passou à situação de reforma em 31/12/2005, a seu pedido.

A nível de clínica privada, desenvolve tal ramo de actividade, em consultório próprio, desde Abril de 1977 e até à presente data. Exerceu ainda a sua profissão na área de assistência a sinistrados no quadro clínico da então Companhia de Seguros Metrópole. Actividade docente – paralelamente à frequência do curso, e por convite do Professor Doutor Xavier Mourato, foi monitor da cadeira de Histologia da Faculdade de Medicina a partir da sua frequência do 5a ano do curso.

Após entrada para o Internato da Especialidade, e por convite do Professor Doutor Cândido da Silva, foi Assistente da cadeira de Cirurgia II (5o ano do curso), até à sua entrada para o cumprimento do serviço militar.